Como evangelizar o católico


Por Paulo Freire

1- COMO EVANGELIZAR O CATÓLICO?
Necessitamos conhecer bem os argumentos e crenças da igreja Católica Romana. As diferenças entre igrejas Protestantes e Romana estão nos meios pelos quais a graça de Deus é dada aos homens.

* O CATÓLICO CRÊ: Somente podemos receber a graça de Deus pela orientção da igreja Católica Romana ou seja pelo PAPA.

* O PROTESTANTE CRÊ: Recebemos a graça de Deus pela fé individual em Cristo Jesus.

2- TRÊS COISAS A LEMBRAR QUANDO TRATAR COM CATÓLICOS:

a) Nunca criticar ou desprezar a religião deles;
b) Mostrar muita cortesia e amor para com eles;
c) Usar, se possível, uma biblia católica e mostrar as referências bíblicas, nela.

3- COMO TRATAR COM OS CATÓLICOS:

3.1 – Perguntar se eles gozam de certeza da salvação em Cristo, 1Jo 5.13; 1.9; At 13.38,39; Rm8.14; Jo 3.36; 5.24. Ele poderá saber já nesta presente vida:

a) A certeza dos pecados perdoados;
b) A certeza de possuir a vida eterna;
c) Alegria e paz em servir a Cristo.

3.2- Mostrar a necessidadse do novo testamento:

a) Mostrar a diferença nas escrituras entre batismo e regeneração. 1CO 4.15; 1.14; 11COR 5.17; AT 8.9-24;

b) Definir para ele o que é regeneração. GL 6.15; 1JO 5.4; JO 1.12; 1JO 5.1; 1PE 1.23; RM 10.9,10;

c) As evidências e sinais em nossas vidas, do novo nascimento:

  • Vencemos o mundo, 1Jo 5.4;
  • Vencemos o pecado, 1Jo 3.9;
  • Amamos os salvos e os caminhos do Senhor, 1Jo 3.14

d) Mostrar que reforma não é regeneração, Mt 7.21-23; Lc 11.24-26; 13.25,26.

e) Mostrar a necessidade do verdadeiro arrependimento, Pv 28.13; Jo 3.10; At 4.12; 1Tm 2.5. Estes trechos mostram-nos claramente como e a quem devem ser feitas nossas confissões.

f) Encorajar o católico a ler a bíblia.

About these ads

Sobre jesusaguadavida

Ministério de Evangelismo e Missões da Igreja Batista Central de Taguatinga - DF (http://www.ibct.org.br)
Esse post foi publicado em Como evangelizar? e marcado , . Guardar link permanente.

26 respostas para Como evangelizar o católico

  1. Salomão Fernandes Nobre disse:

    Tenho quase toda minha familia católica tradicional. Sou do sertão da Paraíba e lá as pessoas matam e morrem por sua fé católica. O que fazer para levar a eles a mensagem da libertação?
    Conto com seu apoio e a orientação vinda de Deus para dar seguimento a esse ministério!
    Que Deus vos abençoe!

    • cássia disse:

      Boa tarde !
      Na minha opinião a melhor maneira de evangelizarmos alguem (tanto católicos, como espiritas, etc..), é através do nosso estilo de vida, ou seja, precisamos dar bom testemunho. Viver o que pregamos. As pessoas estão olhando para nossa vida cristã. Essa é a melhor maneira de evangelizarmos : através de nossa vida, as pessoas conhecerão ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
      A paz do Senhor,
      Deus o abençoe !

    • Paulo Corrêa disse:

      Olá Salomão,
      obrigado pela visita.

      Concordo com a Cássia,

      nosso testemunho de vida é a principal forma de fazermos a diferença. Você poderia descrever certas situações para nós analisarmos a luz da Palavra de Deus para podermos chegarmos a um entendimento de como agir com sua família. O que você acha?

  2. Francielle disse:

    Olá boa tarde!

    Há pouco tempo estou conhecendo um rapaz que é uma pessoa maravilhosa, só que osu cristã e ele é católico……… gostaria que ele conhecesse á Cristo…………. como eu conheci me ajudem!

    A paz

    • Paulo Corrêa disse:

      Olá irmã, obrigado pela visita.

      Bem, isso aconteceu comigo. Eu não era crente, mas minha namorada sim (hoje é minha esposa).

      Minha esposa pregava para mim através de seu testemunho e da Palavra de Deus. Sem eu saber, ela fez um propósito com Deus. Se Deus não me salvasse era para Ele me mandar para longe dela. Graças a Deus, fui salvo e só depois nos casamos.

      Seja cautelosa, não se desespere. Eu também era uma pessoa “maravilhosa”, mas sem Jesus eu não era filho de Deus. E por isso não pode haver comunhão entre trevas e luz (não poderíamos casar antes da minha salvação). Tivemos várias discussões, mas depois de 9 meses de namoro eu entendi o evangelho: Eu me arrependi dos meus pecados e comecei a crer somente em Jesus. Então fui salvo.

      Pregue com palavras se for preciso.

      Deus abençoe em nome de Jesus.

  3. OI PESSOAL TENHO COLEGAS CATOLICAS E NAO SEI COMO EVAGELIZAR ELAS COMO EU FACO ME GUIE EM ALGUM ME DAR ALGUMA ESTRATEGIA OREI A DEUS E TOU PERGUNTANDO A VCS PRA ME ORIEBTAR ESTOU AGUARDANDO RESPOSTAS.UM ABRAÇO

  4. Beatriz disse:

    Eu namoro um menino que é católico e eu sou evangélica. cheguei a convidá-lo para ir à igreja mas ele não aceitou, não sei o que fazer. eu oro a deus todos os dia para que ele mude de idéia e me de uma resposta se é essa mesmo a vontade dele. Me ajudem por favor.

    • Campelo disse:

      Olha Beatriz a Bíblia é bem clara em dizer q as trevas ñ se une com a luz, vc é uma luz.

  5. Jaci disse:

    A Paz a todos

    Namoro a 3 anos com um rapaz católico, por varias vezes pedi a Deus que se não fosse da vontade dele que o afastasse de mim. Sempre que eu falo das escrituras, mesmo sem ter argumento, ele tenta me convencer do que ele acredita isso me irritava profundamente, veio a minha mente a história de Moisés dês do começo Deus falou que iria endurecer o coração do Faraó e tudo para que cumprisse o seu propósito. Compriendi que ele me usa para levar sua palavra, mas convencer é trabalho dEle .
    Iremos nos casar esse ano. Sei que por mais qualidades que ele tenha, enfrentarei divergências. Sei Deus que tem um propósito em sua vida, e uma coisa eu posso afirmar jamais irei desistir desta alma.
    Que Deus abençoe a todos nós e nos mostre as ferramentas certas para fazer a sua obra.

  6. Ir Alberto Maria disse:

    amados eu fui protestante durante 15 anos de minha vida inclusive fui consagrado Pastor pelas Assembleia de Deus.
    Olha fico triste pois infelizmente o protestantismo tira muitos que estão firmes na igreja catolica e os deixa sem religião nenhuma, porque vcs não põem o título “COMO EVANGELIZAR UM DROGADO OU UMA PROSTITUTA OU UM ATEU”?

  7. Junior disse:

    A paz do Senhor Jesus a todos…

    Sou evangélico a 13 anos e a 3 comecei a namorar com uma menina católica praticante, sabia que era contra a palavra de Deus mas mesmo assim insisti em namora-la mas sempre pensando como poderia dar certo esse namoro, isso me encomodava muito.
    Quando falava-mos sobre casamento ela dizia que teria que ser numa chacara pois nao poderia ser numa igreja evangélica e que nesse casamento teria um pastor e um padre… olha a que ponto chega a imaginação de uma pessoa católica!!!
    Então comecei a estudar a fundo na bíblia sobre imagens, adoração a ídlos, batismo, etc e começei a grifar na bíblia ou deixar e destaque com marca paginas inumeras coisas que chamasse a atenção na bíblia e por querer comecei a esquecer a bíblia na casa dela e é claro que ela tinha curiosidade em ver e quando ela abria era obvio que ela iria ler o que estava marcado!!!
    O tempo passou e eu comecei a convida-la para ir comigo na igreja e ela nao queria ir de jeito nenhum e eu orando e buscando a Deus para me dar uma estratégia e conseguir leva-la comigo pois eu sabia que era só ela dar o primeiro passo que o senhor fazio o resto… e ela sempre falando que não gostava da minha igreja e eu perguntava como vc nao gosta se vc nunca foi???
    Então Deus me deu uma idéia, falei vamos um dia na minha e eu vou com vc um dia na sua… ela topou na hora!!! achando que eu iria me tornar católico!!! Fui na dela não senti absolutamente NADA e ainda fiquei aterrorizado com tanta idolatria…. aí chegou a melhor parte fomos na minha aí Deus fez a parte dele o culto foi perfeito, todo os hinos tocados e cantados la ela ja conhecia e gostava de tanto ouvir no meu carro….. foi perfeito Deus é maravilhoso a menina saiu de la transformada e ja se batizou logo em seguida hoje tem até cargo na igreja estamos noivos, vamos nos casar para a honra e gloria do Senhor Jesus!!!

    Se voces estão passando por aguma dificuldade como eu passei em primeiro lugar peça a Deus uma confirmação e ore bastante para que o Senhor cumpra em nossa vida o querer dele não o nosso as vezes nós não entendemos hoje mas amanhã ele nos mostrae voce vai glorificar o nome dEle e dizer que ele é fiel em nossas vidas…!!!

    Lembre-se o Senhor esta te contenplando nesse momento…… Que Deus vos abençoe….

  8. oi pessoal to com um serio problema a familia do meu namorado ja foram evangelicos, mais hj sao todos catolicos , nao sei como evangelisa-los pelo fato deles terem cura no meio deles quando eles viram catolicos tipo eles mudaram de vida quando virou catolicos, quando eles eram evangelicos passaram por momentos dificiu e agora nao, o que eu fasso pra eles saberem da verdade quero muito libertação dessa familia mais presciso de algum argumento para poder evangelisar , pq toda vez que eu comeso a evangelisar eles fala da cura mudança de vida ai eu fico sem reação mi ajudem por favor .
    bjss

    • RESPOSTA: Procure saber ou achar a razão porque se desviou:

      1° Mau tratamento ou inconsistência dos crentes;
      2° Ligação com o mundo, que não quer quebrar;
      3° Falta de cuidado com a vida espiritual.
      Existe duas classes de desviados: Arrependido: É aquele que gostaria outra vez de receber o perdão de Deus e conhecer a paz no coração como antes.

      Dicas: 1-Mostrar a bondade e a misericórdia de Deus para com o pródigo. Lc 15.11-24- Jr 3.12-13;
      2- Mostrar que Deus quer que o pecador volte, e só pede do mesmo a confissão de seus pecados. ll Co 7.14; l Jo 1.9;
      3- Dar algumas instruções de como permanecer firme na vida cristã, Co 9.8-10. Oração, leitura da bíblia, testemunho e trabalho na causa de Deus, fiel assistência aos cultos.

      ARROGANTE: É aquele que não está arrependido e está agora completamente indiferente às coisas espirituais.

      Dicas:Mostrar o perigo de seu pecado presente. Jr 2.13,19; llRs 11.9; Am 4.11;

      Mostrar qual é o julgamento de Deus para com aquele que se desvia e não se arrepende.Hb 10.6-13.

      Minha querida irmã Carol, siga esses passos e será bem sucedida na missão de resgatá-los para Cristo.Amém!

      Paulo Freire

  9. Gabricris disse:

    Olá, A Paz do Senhor Jesus Esteja com vocês.
    Sou Católica Apostólica Romana, sempre tive um grande respeito por todas a crenças.
    Junior li seu testemunho e me bateu uma curiosidade. Você disse que não sentiu absolutamente NADA na Nossa Amada Igreja. Como? Se lá Adoramos o mesmo Deus que a sua Igreja.
    Vim de um berço católico, de uma família praticante, meu pai é Pregador da Renovação Carismática Católica , e uma coisa que aprendi dentro desse berço foi respeitar a todos, com o devido respeito que recebo dos meus irmãos. E uma coisa que aprendi também, é que o AMOR de Jesus Cristo Crucificado é igual com para todos nós. Me desculpa a intromissão, não ti conheço direito, nem tem o direito de julgar ninguém, mais antes de se tornar evangélico a que igreja pertencia? Pois quem é fiel a sua crença não abandona. Como aprendi um dia não existe ex católicos mais sim más católicos, acho que o mesmo acontece em sua igreja. E sobre idolatria, adoramos somente a DEUS PAI, as imagens de Santos é apenas uma forma de lembrar daquela Santa pessoa e seus feitos. É o mesmo que guardar e expor uma foto para se lembrar de uma pessoa querida.
    Espero que não me interpretem mal.

    Que as Bençãos do Senhor caia sobre vocês e suas Famílias. A PAZ DO SENHOR PERMANEÇA COM VOCÊS!

    • Olá Gabricris,

      nós protestantes também respeitamos as demais religiões, no entanto não podemos deixar de defender o Evangelho. Eu também fui catótico. Tenho a foto da minha esposa na minha mesa de trabalho, mas no entanto não fico pedido nada para a foto. Ter a foto para lembrar é uma coisa, ficar pedido para a foto ou para a pessoa que está representada pela foto é idolatria. Somente Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Somente Jesus não teve pecado e não foi pecador. Todos os demais seres humanos que existiram, existem e existirão são pecadores e merecedores da morte eterna (isso está na nossa Bíblia e na sua). Porém, todos que crerem em Jesus terão seus pecados perdoados e serão salvos! Terão a Vida Eterna.

      Paulo Corrêa
      http://justificacaopelafe.com.br

    • Moraes disse:

      Exodo 20:4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

      “Maldito o homem que fizer imagem de escultura”

      Deuteronômio 5 versículo 8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Êxodo 20 versículo 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Deuteronômio 9 versículo 12 E o SENHOR me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se tem corrompido; cedo se desviaram do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si uma imagem de fundição.
      Levítico 26 versículo 1 ” Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus”.
      Levítico 19 versículo 4 “Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus”.
      Deuteronômio 27 versículo 15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
      Habacuque 2 versículos 18 Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? 19 Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum.
      Isaías 40 versículo 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
      Isaías 48 versículo 5 Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou.
      Jeremias 10 versículo 14 Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.
      Habacuque 2 versículo 18 Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
      Romanos 8 versículo 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      Apocalipse 13 versículo 15 E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
      Apocalipse 13 versículo 14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
      Apocalipse 16 versículo 2 E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
      Deuteronômio 4 versículo 25 Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira;
      Isaías 44 versículo 10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
      Isaías 44 versículo 15 Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.

      Quem morreu lá na cruz?
      pra quem gosta de doutrina facil, sem cumprei os mandamentos , vai nesta
      Temos que ser Sal., Paz a todos.
      Jesus esta voltando.

    • olá amada de Cristo!
      desculpe entrar no assunto, concordo com vc em no fato de dizer que Deus é o mesmo e único, pois ELE disse na sua palavra que fora Dele não há salvador, minha irmã tbm é católica praticante, junto com sua família e ela tbm deu as mesmas explicações que vc sobre as imagens, e até entendo, mas como podem dizer que é só para lembrar se fazem procissões carregando as imagens, cultuando elas, fazendo votos para elas, o próprio Jesus disse que para chegar ao Pai somente através Dele, o que dizer dos mandamentos, do Salmo 115, de Isaías 44, vers. 9 em diante, eu oro à Deus para ter entendimento quando minha irmã me dá as mesmas explicações que você.
      mas quando leio a Bíblia, vejo que ainda falta muito entendimento, quando Jesus me chamou ninguém me ensinou nada eu tive sede e comecei a examinar as escritura, não queria ser influenciada por nimguém, por isso sei que o próprio Espírito Santo me deu discernimento.
      e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Evangelho de João cp. 8, vrs. 32
      fica na paz!

  10. eu disse:

    DEUS É FIEL!!!

  11. ricardo disse:

    Nao concordo com nada que disseram. Vocês todos sao ignorantes em relaçao a fé. Escrevem coisas que aparentimente parece certo, mas nao tem um fundamento biblico. Sao ovelhas disfaçadas de lobo.
    Nao conhecem a Jesus e nem a Biblia verdadeiramente.
    Tambem nao vejo em vossas palavras uma virtude muito importante para um cristao: A humildade. Saber respeitar o diferente e para de julgar os outros.Um catolico é um cristao, porque conhece e ama a Cristo que veio ao mundo para a salvaçao do genero humano. Se alguns falam que foram catolicos, nao acredito, pois foram somente de nome, nao souberam viver a sua fé, e sairam revoltados pois sao duros de coraçao e nao souberam ser hulmidades para saber que a religiao nao é uma brincadeira, ou uma empresa que qualquer um pode fundar a seu gosto. Que Deus converta os coraçoes de voces para conhecerem a verdade que esta em Cristo Jesus e aprenderem de Cristo a mansidao e o respeito para com o nosso semelhante. Muito obrigado pela atençao.

    • Fabiana disse:

      Concordo plenamente com você Ricardo pois o verdadeiro católico conhece a Deus como seu único salvador e aqueles que não vivem isso vão buscar em outras denominações;

  12. vicente disse:

    desculpa minha irma se quiser lembrar de seus feitos leia a biblia,porque todos aqueles que criam em Deus e nosso salvador Jesus Cristo estao la. eu era cego e agora vejo. que Deus poss abrir seus olhos como os meus .

  13. reginaldo t costa disse:

    A igreja católica venera a virgem Maria porque no ventre dela o verbo divino se fez carne e habita entre nós (João 1, 14)
    Sou católico e creio que Maria é a mãe da Igreja que é representada por João aos pés da cruz. (João 19, 26-27)
    A Igreja católica venera a virgem Maria porque ela disse um sim a Deus, que garantiu a salvação de toda a humanidade. (Lucas 1,38)
    A Igreja católica venera a virgem Maria porque ela é bemdita entre todas as mulheres. (Lucas 1, 42)
    A igreja católica venera a virgem Maria porque ela é a mãe do meu senhor. (Lucas 1, 43)

    • Olá amado,

      não existe base bíblica para considerar Maria como mãe da igreja. Isso é tradição humana criada pela Igreja Católica. Inclusive, a irmã Maria mesmo confessou ser serva e não senhora. Veja: Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:38.

      Veneração é uma coisa, idolatria é outra. Posso respeitar você, mas não posso pedir em seu nome para interceder por mim. Se eu fizer isso, estarei colocando você no lugar de Jesus Cristo. Isso é idolatria. Pois, diz o Senhor Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6) Outra: Por isso, também Deus o (Cristo) exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:9

      Devemos pedir somente no nome de Jesus. Respeitar é uma coisa, idolátria é outra.

Os comentários estão desativados.